terça-feira, 29 de abril de 2014

Novo terminal do Aeroporto Internacional de Guarulhos está quase pronto



O novo terminal de passageiros do Aeroporto Internacional de Guarulhos (TPS3) teve suas obras iniciadas em 2012. 

Com capacidade inicial para 12 milhões de passageiros ao ano, está quase pronto para ser inaugurado.


Assista o vídeo que mostra o andamento das obras:

terça-feira, 22 de abril de 2014

Nova sinalização turística começa a ser instalada em SP

Placas serão trilíngues - português, inglês e espanhol. Aplicativo também vai auxiliar passeio turístico pela capital paulista

por equipe Portal Brasil
Divulgação/José Cordeiro/SPTurisMosteiro de São Bento (SP)
Mosteiro de São Bento (SPTeve início em São Paulo a instalação das placas de sinalização turística para pedestres no centro da capital paulista. Este tipo de placa ajudará o turista que visita a cidade a localizar os atrativos turísticos, a traçar o caminho ao destino seguinte e também a obter mais informações e curiosidades sobre cada local. A implantação das placas é uma das medidas da São Paulo Turismo (SPTuris, empresa municipal de turismo e eventos) visando também à Copa do Mundo Fifa Brasil 2014.
O plano prevê a sinalização de 72 pontos turísticos. Serão três tipos de placas: a direcional, que mostrará com setas a direção dos pontos turísticos; a placa interpretativa externa de monumento, que ficará em frente aos atrativos e trará texto sobre a história do local; e a interpretativa de região, com o mapa da área e a localização dos pontos de interesse turístico próximos. As placas serão trilíngues (português, inglês e espanhol) e as duas últimas terão QRCode: quando o visitante apontar seu smartphone para a imagem usando o aplicativo necessário, será direcionado para uma página eletrônica com mais informações sobre os pontos turísticos.
As primeiras placas implantadas serão as interpretativas externas de monumento. Com este modelo, já foram sinalizados os seguintes monumentos: Igreja Santa Ifigênia, Mercado Municipal, Mosteiro São Bento, Beco do Pinto e Viaduto Santa Ifigênia, Museu de Arte Sacra, Pinacoteca do Estado, Estação da Luz, Museu da Língua Portuguesa, Estação Pinacoteca, Sala São Paulo e Museu da Energia. Na sequência, serão instaladas as placas interpretativas de região e, por último, as direcionais. O término da instalação está previsto para maio.
O projeto é uma parceria entre o Ministério do Turismo e a prefeitura de São Paulo, por meio da SPTuris, com apoio da secretaria municipal de Cultura, Departamento do Patrimônio Histórico, Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da cidade de São Paulo e Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).
Modelos
Serão 244 placas direcionais, que indicarão ao visitante o sentido das rotas turísticas. Ficarão em logradouros públicos e em locais com movimentação intensa de turistas. Já as placas interpretativas externas de monumento serão fixadas em  suportes à frente do atrativo, ou diretamente na fachada do imóvel, apresentando informações básicas. Com este modelo, serão contemplados 53 equipamentos turísticos.
A implantação das placas interpretativas de região será feita em áreas abertas, de grande circulação de turistas, tais como praças. As placas situarão a região ou local no contexto urbano, histórico e turístico, indicando os atrativos no mapa e informando as distâncias entre os bens culturais próximos àquela área. Com informações na frente e no verso, elas serão instaladas em 19 pontos do centro da cidade de São Paulo.
Outras ações para a Copa
Além da sinalização turística para pedestres até a data do mundial, a São Paulo Turismo ainda vai concluir a implantação de outras medidas que irão melhorar a recepção aos turistas em São Paulo. Uma delas é a entrega de novas Centrais de Informação Turística, sendo oito móveis, para uso durante os jogos e Fan Fest, e duas fixas, sendo uma no Terminal Tietê e uma no Aeroporto de Congonhas.
A SPTuris também está auxiliando o Ministério do Turismo a realizar os programas de capacitação profissional na cidade por meio do Pronatec Copa. Mais de 1.150 paulistanos que trabalham da cadeia produtiva do turismo foram matriculados e novas turmas serão formadas em abril.
A empresa ainda está participando de uma série de iniciativas, como o treinamento de atendentes de centrais telefônicas para a Copa, o desenvolvimento de um site oficial de turismo para o mundial, auxílio no Programa Brasil Voluntário do governo federal, produção e distribuição de guias turísticos, promoção internacional da cidade em feiras de turismo fora do país, organização de press trips e um programa de sensibilização para a Copa junto aos principais profissionais de turismo da capital paulista, além de auxiliar a secretaria municipal de Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida no programa "Capacitação para o atendimento e a Prestação de Serviços às Pessoas com Deficiência para a Copa do Mundo e outros eventos". A proposta do curso é a difusão de práticas de atendimento direcionadas às pessoas com deficiência e otimização da acessibilidade.
Texto extraído de: http://www.brasil.gov.br/turismo/2014/03/nova-sinalizacao-turistica-comeca-a-ser-instalada-em-sp

terça-feira, 8 de abril de 2014

São Paulo ultrapassa Rio de Janeiro e é considerado destino preferido de turistas

Escrito por Mônica Reolom, d'O Estado de São Paulo



Provavelmente o destino turístico mais conhecido do País, o Rio perdeu a preferência entre visitantes estrangeiros e brasileiros. No prêmio Travelers’ Choice Destinos 2014, promovido pelo site de viagens TripAdvisor e que terá os vencedores divulgados hoje, São Paulo foi eleito o melhor destino do Brasil. O Rio ganhou no ano passado.

"São Paulo é um destino reconhecido por viajantes de todo o mundo, inclusive pelos próprios brasileiros. Em uma pesquisa recente feita com nossos usuários para celebrar os 460 anos da cidade, perguntamos quais eram as suas principais impressões sobre a capital paulista. Entre todos os pontos levantados, a gastronomia foi o item mais bem avaliado", afirmou Blanca Zayas, porta-voz do site no Brasil.
Curtir a noite na cidade, fazer compras e passeios culturais e praticar atividades ao ar livre também ganharam destaque da pesquisa.
Em sua sexta edição, a premiação reconhece cerca de 500 destinos, em 40 países, e se baseia em milhões de comentários no TripAdvisor. As cidades vencedoras são determinadas pela qualidade e quantidade de avaliações dos hotéis, atrações e restaurantes ao longo de 12 meses.
No site de viagens, várias pessoas também citam a Avenida Paulista como um símbolo da cidade. "A Paulista é um local seguro, que tem alguma vida noturna e é o centro comercial da cidade. Eu sempre fico ali, é seguro e barato ir de táxi para qualquer lugar. O Museu de Arte Moderna (Masp) está lá (maravilhoso), além de restaurantes legais. Você consegue sentir São Paulo dali", disse um usuário ao ser questionado se a avenida era um local interessante para se hospedar.
O TripAdvisor tem mais de 150 milhões de avaliações e recebe mensalmente 260 milhões de visitas em todo o mundo.
Turquia
Além de São Paulo, o Brasil tem outras 12 cidades no ranking das 25 melhores da América do Sul. A vencedora sul-americana foi Buenos Aires. Istambul foi o destino campeão no mundo, seguido de Roma, Londres e Pequim.
Confira os rankings:
Cidades brasileiras vencedoras na América do Sul:
3. São Paulo, São Paulo
4. Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
10. Gramado, Rio Grande do Sul
11. Salvador, Bahia
13. Florianópolis, Santa Catarina
14. Curitiba, Paraná
17. Fortaleza, Ceará
19. Natal, Rio Grande do Norte
20. Trancoso, Bahia
21. Jericoacoara, Ceará
22. Belo Horizonte, Minas Gerais
23. Búzios, Rio de Janeiro

Brasil - Top 10:
1. São Paulo, São Paulo
2. Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
3. Gramado, Rio Grande do Sul
4. Salvador, Bahia
5. Florianópolis, Santa Catarina
6. Curitiba, Paraná
7. Fortaleza, Ceará
8. Natal, Rio Grande do Norte
9. Trancoso, Bahia
10. Jericoacoara, Ceará

Vencedores do Travelers’ Choice no mundo:
1. Istambul, Turquia
2. Roma, Itália
3. Londres, Inglaterra
4. Pequim, China
5. Praga, República Tcheca
6. Marrakech, Marrocos
7. Paris, França
8. Hanói, Vietnã
9. Siem Reap, Camboja
10. Xangai, China
11. Berlim, Alemanha
12. Nova York, Estados Unidos
13. Florença, Itália
14. Buenos Aires, Argentina
15. Barcelona, Espanha
16. São Petersburgo, Rússia
17. Dubai, Emirados Árabes
18. Chicago, Estados Unidos
19. Cidade do Cabo, África do Sul
20. Bangkok, Tailândia
21. Budapeste, Hungria
22. Sydney, Austrália
23. Lisboa, Portugal
24. Chiang Mai, Tailândia
25. São Francisco, Estados Unidos

Texto extraído de: http://www.estadao.com.br/noticias/cidades,sao-paulo-passa-rio-em-lista-de-destinos-preferidos,1150618,0.htm